Por quê a Ilha de Páscoa possui guardiões feitos de pedra?



Em uma área remota do Oceano Pacífico, encontra-se um dos locais mais isolados do mundo, a Ilha de Páscoa, onde mais de 800 guardiões de pedra, chamados Moai, vigiam as costas da ilha. Seriam esculturas nativas primitivas ou imagens sinistras de visitantes extraterrestres de milhares de anos?



Seja qual for o seu propósito, elas foram construídas para durar milhares de anos, pois foram feitas de blocos de pedras, que pesam muitas toneladas. E não eram apenas essas pessoas que estavam construindo tais estruturas, estava acontecendo no mundo inteiro. Contudo, supostamente, eram só povos primitivos que estavam fazendo isso. E aparentemente, por nenhum motivo em especial.



Uma das coisas que levamos em consideração ao pensar no que as culturas antigas poderiam ter realizado é sua capacidade ou não de escrever. Se eles escreveram como fizeram, nós acreditamos.

No Egito, temos muito mais escritos e desenhos que os mostram construindo as pirâmides. Eles nos dão uma ideia de sua tecnologia. Na Ilha de Páscoa, porém, não temos nenhuma evidência escrita do que eles fizeram, e qual era o seu real objetivo. Isso nos leva a questionar a inventividade deles.



Há cinco mil quilômetros de distância, na Bolívia, existem esculturas em pedra muito parecidas. Tiwanaku é tão antiga que desafia as técnicas de datação modernas. Estima-se que tenha 17 mil anos de idade, talvez a cidade mais antiga do mundo. Contudo, suas esculturas foram esculpidas no mesmo estilo e com as mesmas expressões enigmáticas que suas primas, na Ilha de Páscoa.

Muitas das coisas que existem em Tiwanaku podem ser encontradas em civilizações anteriores. Nos séculos pré-cristãos, no Peru, encontramos padrões semelhantes, parte desta mesma iconografia.



Puma Punku é outro sítio de ruínas de pedra que empolga e incita a imaginação dos defensores da teoria dos antigos astronautas. Neste lugar, encontramos muitas estruturas megalíticas, espalhadas por todas as partes, como se elas tivessem sido arrancadas por algum tipo de força descomunal.

Os blocos de pedra de Puma Punku foram cortados com tanta precisão que um dia, se encaixaram perfeitamente, como peças de um quebra-cabeça requintado. Mas já que a pedreira mais próxima fica a quilômetros de distância, como estas rochas que pesam centenas de toneladas chegaram lá?



Estamos falando de um lugar 4 mil metros acima do nível do mar. Isto quer dizer que não existem árvores lá em cima, para serem usadas como roletes. Nada cresce lá, exceto gramas e arbustos.

Arqueólogos conservadores dizem que Puma Punku foi construída pelos índios Aymaras. Temos que admitir que, para construir uma estrutura dessa magnitude, é preciso haver escrita, é preciso planejamento e algum tipo de ideia de onde cada peça vai, e como tudo acaba se encaixando.



O motivo dos defensores da teoria dos antigos astronautas serem atraídos por estes locais, é que a qualidade do trabalho feito em pedra e o tamanho desses blocos são tão incríveis e perfeitos, que evidenciam que essas civilizações utilizavam ferramentas de torneamento para cortar os blocos.

Uma dessas plataformas pesa mais de 800 toneladas, e são muito bem polidas. Também existem pedras megalíticas com sulcos de apenas alguns milímetros, que definitivamente não podem ter sido feitas com cinzéis da idade da pedra. Então é necessário existir outra tecnologia por trás delas.



Outro fato intrigante é que, as pedras que foram usadas lá, não são compostas de arenito, mas de granito e diorito. A única pedra mais dura que o diorito é o diamante. Então, isso só pode ter sido realizado com ferramentas diamantadas. Professores norte-americanos que foram lá com seus instrumentos modernos ficaram chocados, e afirmaram ser impossível reconstruir Puma Punku.

Mas é realmente tão difícil acreditar que povos antigos podem ter cortado estas pedras com tanta precisão? Ou então, que eles poderiam ter construído uma estrutura tão complicada como essa?



Temos uma contradição aqui. Por um lado, essas pessoas deveriam ser muito primitivas, pois elas acabaram de sair da idade da pedra. Contudo, estão construindo coisas que, aparentemente, nem podemos construir hoje. Ou teríamos uma grande dificuldade para fazê-lo, que é construir com esses enormes blocos de pedra, encaixá-los perfeitamente com outros blocos, entrelaçando-os.

Os povos antigos da nossa era realmente testemunharam coisas estranhas. Mas essas histórias, por algum motivo, desapareceram, com exceção das imagens e desenhos que ficaram registrados.



Mas desvendar o mistério de como essas estruturas incríveis foram construídas solucionaria apenas uma parte do quebra-cabeça. Descobrir por que foram construídas e como foram usadas faz surgir perguntas igualmente importantes, que podem não ser possíveis de responder neste planeta.